SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número97Algumas ideias de Winnicott sobre o trauma e suas manifestações na clínicaRetorno ao trabalho após acidentes de trânsito: uma revisão integrativa de literatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

versão impressa ISSN 1415-711X

Resumo

COBO, Viviane de Almeida; DAL FABBRO, Amaury Lelis; PARREIRA, Ana Carolina Serafim Prata  e  PARDI, Fernanda. Cuidados Paliativos na Atenção Primária à Saúde: perspectiva dos profissionais de saúde. Bol. - Acad. Paul. Psicol. [online]. 2019, vol.39, n.97, pp. 225-235. ISSN 1415-711X.

Pensando sobre Cuidados Paliativos (CP), Atenção Primária à Saúde (APS) e Integralidade, a APS parece ser um cenário adequado para a realização dos CP. Sendo assim, o objetivo foi identificar como são compreendidos e realizados os CP na APS. Foram entrevistados 13 profissionais, a análise empregada foi Estatística Descritiva e Análise de Conteúdo. Como resultados e conclusão verificou-se que os profissionais possuem conceitos gerais e empíricos de CP e mais específicos de APS. A "formação empírica" vem da prática que visa qualidade de vida e cuidados humanizados, não tendo formação e discussão sobre CP na APS. Há a demanda e a sensibilização sobre CP na APS, apesar de não serem realizados plenamente, falta capacitação e estrutura, sendo esses cuidados uma possibilidade. A APS é feita por profissionais identificados com seus princípios e diretrizes, direcionada por sua demanda, sendo que há uma cultura que impõe uma visão imediatista sobre a saúde.

Palavras-chave : cuidados paliativos; psicologia da saúde; formação dos profissionais de saúde.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License