SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue97Palliative care in primary health care: the perspective of health professionalsOrganizational support, engagement and spirituality at work: empirical verification of a theoretical model in Brazilian organizations author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

Print version ISSN 1415-711X

Abstract

CASTILHO, Jessica Dias et al. Retorno ao trabalho após acidentes de trânsito: uma revisão integrativa de literatura. Bol. - Acad. Paul. Psicol. [online]. 2019, vol.39, n.97, pp. 225-235. ISSN 1415-711X.

as consequências da impossibilidade do retorno ao trabalho na vida de vítimas de acidente de trânsito não se limitam apenas a perdas financeiras. Estas Interferem na predisposição das vítimas a retomarem a vida social, carreira e cotidiano anterior ao acidente. O objetivo desse artigo é identificar fatores que auxiliam e prejudicam na retomada da atividade laboral desses indivíduos. Para isso, realizou-se uma revisão integrativa de literatura nacional e internacional, nos últimos cinco anos, utilizando descritores relacionados ao tema. Os resultados levantaram 19 pesquisas dentro dos critérios estabelecidos, contemplando temáticas sobre o retorno ao trabalho, reabilitação, consequências psicológicas e desenvolvimento de carreira. Evidenciou-se a necessidade de haver acompanhamento profissional para esta população, motivada a fatores de sequelas físicas, culpabilização, depressão, ansiedade, Transtorno de Estresse Pós-Traumático, além de sequelas psicossociais prejudiciais para retomada das atividades laborais. As limitações do trabalho referem-se a busca de artigos apenas nos idiomas português e inglês, e utilização de poucas palavras chaves. A atuação do psicólogo (a) neste contexto deve ser expandida e pode abordar a temática da reorientação profissional, adaptabilidade de carreira e empregabilidade. Além disso é importante que os estudos sobre a temática sejam ampliados para o melhor entendimento desta população específica.

Keywords : trânsito; retorno ao trabalho; acidentes de trânsito; desenvolvimento profissional.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License