SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número97Suporte organizacional, engajamento e espiritualidade no trabalho: verificação empírica de um modelo teórico concorrente em organizações brasileirasRepresentações sociais do idoso e do envelhecimento em estudantes de psicologia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

versão impressa ISSN 1415-711X

Resumo

GLIDDEN, Rosina Forteski; BORGES, Claudia Daiana; PIANEZER, Adriana Aguiar  e  MARTINS, Jeniffer. A participação de idosos em grupos de terceira idade e sua relação com satisfação com suporte social e otimismo. Bol. - Acad. Paul. Psicol. [online]. 2019, vol.39, n.97, pp. 261-275. ISSN 1415-711X.

A noção contemporânea de velhice revela uma demanda por novas iniciativas que contemplem ideais de qualidade de vida, envelhecimento ativo e inclusão social. Os grupos de idosos são alternativas potenciais para o favorecimento destes aspectos. Foi objetivo deste trabalho analisar a participação de idosos em grupos de terceira idade e sua relação com a satisfação com suporte social e otimismo. Participaram da pesquisa 62 idosos, de ambos os sexos, com idade igual ou superior a 60 anos, integrantes de sete grupos de idosos de uma cidade do sul do Brasil. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados a Escala de Satisfação com o Suporte Social (ESSS), a Escala de Otimismo (LOT), e um questionário com questões sociodemográficas e questões sobre a participação dos idosos nos grupos. Os resultados apontaram uma relação significativa entre o otimismo e a satisfação com o suporte social na dimensão de atividades sociais e melhores índices de envolvimento em atividades e de otimismo em idosos não casados. Conclui-se que os grupos de idosos podem fornecer condições promissoras para a promoção de otimismo e que é preciso maior atenção às relações familiares dos idosos. Os grupos de idosos parecem possibilitar a promoção de otimismo.

Palavras-chave : Idosos; Terceira Idade; Grupos de Terceira Idade; Suporte Social; Otimismo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License