SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue97Participation of elderly in groups of seniors and their relationship with satisfaction with social support and optimism author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

Print version ISSN 1415-711X

Abstract

LOPES, Tamires Folco; OLIVEIRA JUNIOR, Paulo Sérgio de; VITORINO, Sueli dos Santos  and  ANACLETO, Geovana Mellisa Castrezana. Representações sociais do idoso e do envelhecimento em estudantes de psicologia. Bol. - Acad. Paul. Psicol. [online]. 2019, vol.39, n.97, pp. 277-288. ISSN 1415-711X.

A presente pesquisa teve por objetivo geral investigar representação social do idoso e do envelhecimento de alunos de Psicologia de uma Universidade do Alto Tietê. Sendo definidos como objetivos específicos: 1) levantar a qualidade de vida dos estudantes; 2) identificar as representações sociais sobre envelhecimento pelos estudantes; 3) comparar se há diferenças nas representações dos estudantes, de acordo com o ano em que estejam cursando; 4) identificar as expectativas no trabalho com pacientes idosos.  Este estudo é de caráter empírico descritivo que foi realizado com 50 estudantes de Psicologia de uma universidade privada do Alto Tietê, a partir de: entrevista (perguntas abertas e fechadas) sobre o tema, questionário de qualidade de vida (QV) WHOQOL-BREF, e desenho-estória com tema (D-E). Os dados coletados foram tratados quantitativa e qualitativamente. Os resultados mostram estudantes, majoritariamente, entre 21 e 30 anos, do sexo feminino, com um nível autorrelatado como satisfatório de QV, avós vivos, que considera, para 2025, a predominância de uma população idosa. Quanto à análise projetiva do (D-E), houve congruência entre 'desenho e estória' e 'título e estória', e não ocorreu entre 'desenho e título'. Em relação à análise das categorias na cena há "pessoa", que faz uso de "bengala" e "móveis". Discute-se que seja uma representação de idosos como reflexo de uma sociedade em transformação, ou seja, um idoso visto como mais novo e ativo socialmente. Conclui-se sugerindo novas pesquisas sobre IC e idoso, uma vez que há uma lacuna nessa área temática.

Keywords : qualidade de vida; idoso; psicologia; representação social.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License