SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número98A construção espaço-temporal no desenvolvimento humano : uma análise estrutural índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

versão impressa ISSN 1415-711X

Resumo

ANDRADE, Gabriel Sousa; CRISTIANO, Luana Breda; SECCO, Genner Mateus  e  TONI, Plínio Marco de. Sobre o bilinguismo em idosos por Ellen Bialystok: revisão dos artigos publicados entre 2012 e 2018. Bol. - Acad. Paul. Psicol. [online]. 2020, vol.40, n.98, pp. 1-9. ISSN 1415-711X.

A relação entre o bilinguismo e a cognição em idosos é algo muito importante de ser estudado, pois a hipótese da reserva cognitiva oriunda do bilinguismo possui implicações para a saúde de idosos saudáveis, idosos com demência e para a saúde pública. A Dra. Ellen Bialystok, principal investigadora do laboratório Lifespan, Cognition and Development (Universidade de York, Canadá) é uma das principais pesquisadoras nesse campo e, por sua importância na área, esta pesquisa revisa todos os artigos com coleta de dados em amostras de idosos publicados por ela e sua equipe entre 2012 e 2018, localizados no website de seu laboratório. Foram encontradas 13 publicações com coleta de dados em revistas científicas sobre a população idosa neste período, considerando aspectos cognitivos e neurofisiológicos. As pesquisas demonstraram que há diferenças neurofisiológicas significativas entre bilíngues e monolíngues, sendo também reforçada a hipótese de reserva cognitiva nesta população. Em relação à memória de trabalho, foi encontrada uma tendência a uma vantagem monolíngue em estudos com testes verbais, e uma vantagem bilíngue em estudos com testes não-verbais.

Palavras-chave : bilinguismo; cognição; demência; reserva cognitiva; psicologia do desenvolvimento.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License