SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número98Sobre o bilinguismo em idosos por Ellen Bialystok: revisão dos artigos publicados entre 2012 e 2018O brincar e a escola: um estudo sobre o lúdico no primeiro ano do ensino fundamental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

versão impressa ISSN 1415-711X

Resumo

OLIVERIA, Vera Barros de. A construção  espaço-temporal no desenvolvimento humano : uma análise estrutural. Bol. - Acad. Paul. Psicol. [online]. 2020, vol.40, n.98, pp. 12-21. ISSN 1415-711X.

Este artigo aborda o caráter estrutural da construção espaço-temporal no desenvolvimento humano. Inicia-se por expor habilidades e comportamentos rítmicos a partir de enquadre teórico evolucionista, que enfatiza a necessidade de pesquisas psicológicas a respeito; acompanha a seguir em suas grandes linhas o embrião da evolução da cognição humana, por meio da análise da ação da cultura pré-histórica em seus padrões espaço-temporais. Assinala a conscientização do próprio território nessa evolução. Abordando o desenvolvimento da criança, traz considerações sobre a relevância do lúdico na construção de suas noções espaço-temporais. A seguir, expõe a visão estrutural topológica de Kurt Lewin e a ilustra por meio de breve análise de brincadeira livre de criancinha de 18 meses e sua precoce organização espaço-temporal.

Palavras-chave : estrutura espaço-temporal; ritmo; topologia; Kurt Lewin; brincadeira sensório-motora.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License