SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue98Spatio-temporal construction in human development: a structural analysisThe teacher as a mediator in the development of students' leadership: psychosocial perspective author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

Print version ISSN 1415-711X

Abstract

ANDREETA, Tiago Efrem; GOING, Luana Carramillo  and  SAKAMOTO, Cleusa Zazue. O brincar e a escola: um estudo sobre o lúdico no primeiro ano do ensino fundamental. Bol. - Acad. Paul. Psicol. [online]. 2020, vol.40, n.98, pp. 22-34. ISSN 1415-711X.

As matrículas de crianças em período integral vêm gradativamente aumentando, culminando na diminuição do tempo em espaços externos, como a rua. A pesquisa buscou verificar, por meio de levantamento bibliográfico, o porquê da relação tensa entre o brincar no primeiro ano do ensino fundamental com início da alfabetização A metodologia foi uma revisão bibliográfica sistemática com o levantamento na Capes e BTDB de teses e dissertações defendidas no período de 2013 a 2018. Foram selecionados dez trabalhos. Os resultados encontrados foram organizados em duas categorias: o brincar e a alfabetização em turmas de primeiro ano; o lúdico e o ensino fundamental de nove anos, sendo a última subdividida em pesquisas sobre o lúdico na perspectiva do professor e na perspectiva da criança. As pesquisas revelaram que os professores vivenciaram uma realidade em que brincar acontecia em casa e na rua, tendo a escola como espaço exclusivamente de transmissão de conhecimentos, enquanto na atualidade é preciso que o docente embase-se no conhecimento sobre o lúdico para o constructo de uma escola brincante, no qual os saberes estejam ancorados no entrelaçamento entre brincar e aprender, com foco no desenvolvimento e aprendizagem infantil.

Keywords : brincar; lúdico; alfabetização; ensino fundamental; formação de professor.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License