SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número98Apego ao lugar e satisfação ambiental como preditores de bem-estar pessoal em crianças de 10-11 anosTrabalho e relações familiares de executivos: contribuições do coaching executivo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

versão impressa ISSN 1415-711X

Resumo

SILVA, Graziela Vasconcelos da  e  ABRAO, Jorge Luiz Ferreira. Experiências emocionais da gravidez na adolescência: entre expectativas e conflitos. Bol. - Acad. Paul. Psicol. [online]. 2020, vol.40, n.98, pp. 63-72. ISSN 1415-711X.

O presente artigo tem o objetivo de compreender a vivência, expectativas e angústias das adolescentes, em seu período gestacional. Participaram da pesquisa duas adolescentes, com 17 anos de idade, as quais se encontravam na sala de espera do setor de gestação de alto risco do Hospital Regional de Assis. Como instrumento da pesquisa foi utilizado uma entrevista semiestruturada e a aplicação do procedimento desenho-estória com tema. Os dados obtidos indicaram que: a gravidez na adolescência é uma experiência capaz de ocasionar consequências tanto positivas quanto negativas para as jovens; as participantes ainda não têm consciência das possíveis dificuldades que se apresentarão, após o nascimento da criança; o apoio familiar tem muita importância com relação à aceitação da nova condição de mãe e na estrutura oferecida para o acolhimento do filho. Os resultados evidenciam o despreparo das participantes em receber a notícia e lidar com a maternidade; suas expectativas de planos futuros permanecem as mesmas, exceto pela circunstância de terem que prolongar o tempo para realização dos acontecimentos. Em outro passo, a gravidez parece ser algo prazeroso, quando as participantes pensam na imagem do filho e na forma como se desenrolará sua relação com ele, trazendo o amor como algo que vencerá os empecilhos diante das mudanças vividas.

Palavras-chave : adolescência; gravidez; psicanálise; relação mãe-bebê.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License