SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número98Una perspectiva diferente – orientación profesional en las Universidades CubanasFactores sociales y de grupos que influyen en la recuperación de peso corporal en pacientes sometidos a cirugía bariátrica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

versión impresa ISSN 1415-711X

Resumen

SAMUEL, Ligia Ziegler  y  POLLI, Gislei Mocelin. Representações sociais e transtornos alimentares: revisão sistemática. Bol. - Acad. Paul. Psicol. [online]. 2020, vol.40, n.98, pp. 91-99. ISSN 1415-711X.

A etiologia dos transtornos alimentares é multifatorial e as representações sociais assumem um papel importante na maneira como os indivíduos veem e vivem o próprio corpo e alimentação. Esse estudo teve como objetivo apresentar uma revisão sistemática da literatura sobre as representações sociais dos transtornos alimentares nos últimos 10 anos. A pesquisa foi realizada em oito bases de dados nacionais e foram encontrados 192 materiais que passaram por refinamento, resultando em nove artigos analisados. Os artigos relacionam práticas comportamentais de culto ao corpo belo, desejado e práticas alimentares para a manutenção do mesmo. A mídia contribui para reforçar as ideias de culto ao corpo e alimentação adequada, e as representações sociais constituem uma interessante opção para o estudo dos significados que as pessoas constroem em relação ao corpo e à comida.

Palabras clave : transtornos alimentares; representações sociais; corpo; mídia.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License