SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número98Representações sociais e transtornos alimentares: revisão sistemáticaO discurso do sujeito coletivo das participantes de dança circular com lombalgias índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

versão impressa ISSN 1415-711X

Resumo

MARCHESINI, Simone Dallegrave  e  ANTUNES, Maria Cristina. Fatores grupais e sociais que influenciam no reganho de peso, em pacientes submetidos à cirurgia bariátrica. Bol. - Acad. Paul. Psicol. [online]. 2020, vol.40, n.98, pp. 100-108. ISSN 1415-711X.

O objetivo deste estudo foi analisar como os fatores sociais e grupais interferem sobre o reganho de peso de pacientes que se submeteram à cirurgia bariátrica. Foram entrevistados dez pacientes com quatro anos ou mais de cirurgia e com o mínimo 15% de reganho do peso perdido, utilizando-se um roteiro de entrevista semiestruturada sobre: dados demográficos, hábitos alimentares, mudanças no estilo de vida, mudanças comportamentais, imagem corporal, autoestima, preconceitos vivenciados e reaquisição de peso. As entrevistas foram gravadas e transcritas para a realização da análise do conteúdo. Constatou-se que todos os entrevistados tinham medo de recuperar peso e que o emagrecimento foi elemento importante para ter mais acesso a roupas de melhor aparência. O constrangimento em presenciar os pares se alimentando desapareceu e o retorno social sobre a imagem corporal e o reganho de peso foi considerado importante pelos entrevistados. Novos hábitos alimentares foram instalados após o procedimento, mas observa-se que o grupo de convívio faz comentários sobre pouca a quantidade de alimento ingerida pelos entrevistados, gerando incômodo social e suscitando nos pares uma maior oferta de alimento. Conclui-se então que o comportamento dos pares tem influência na retomada de padrões alimentares de antes da cirurgia.

Palavras-chave : obesidade; reganho de peso; cirurgia bariátrica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License