SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número98O discurso do sujeito coletivo das participantes de dança circular com lombalgiasEspiritualidade / religiosidade e saúde mental no brasil: uma revisão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

versão impressa ISSN 1415-711X

Resumo

CAMERA, Diana Soledade do Lago; MARQUES, Diego Ribeiro  e  MALAGRIS, Lucia Emmanoel Novaes. Acidentes aeronáuticos e TEPT em tripulações de voo. Bol. - Acad. Paul. Psicol. [online]. 2020, vol.40, n.98, pp. 119-128. ISSN 1415-711X.

Objetivou-se realizar uma revisão da literatura sobre a presença de Transtorno do Estresse Pós-Traumático em tripulantes de voo vítimas de acidente aeronáutico. A busca foi realizada, sem limitação temporal, nas seguintes bases de dados eletrônicas: Conexão SIPAER, PubMed, Web of Science, Scielo, Lilacs, Pubmed, NCBI, Cochrane, BVS, APA PsycArticles, Military Database (PROQUEST) e SCOPUS. Utilizaram-se os seguintes descritores em português, inglês e espanhol: "Transtornos de Estresse Traumático", "TEPT", "Transtornos Traumáticos de Estresse", "Transtornos de Estresse Pós-Traumáticos", "Transtornos de Estresse Traumático Agudo", "Acidentes Aeronáuticos", "Acidente de aeronave", "Queda de Avião", "Desastres Aéreos", "Tripulação", "Tripulação de voo", "Aviação", "Crew", "Aircrew". A revisão resultou em apenas um artigo que abarcasse a temática, o que pode dever-se tanto à falta de interesse no desenvolvimento de estudos sobre o tema como também ao fato de que muitos acidentes são fatais.

Palavras-chave : transtornos de estresse traumático; acidentes em aeronaves; tripulações de voo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License