SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número98Acidentes aeronáuticos e TEPT em tripulações de voo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

versão impressa ISSN 1415-711X

Resumo

MONTEIRO, Daiane Daitx; REICHOW, Jeverson Rogério Costa; SAIS, Elenice de Freitas  e  FERNANDES, Fernanda de Souza. Espiritualidade / religiosidade e saúde mental no brasil: uma revisão. Bol. - Acad. Paul. Psicol. [online]. 2020, vol.40, n.98, pp. 129-139. ISSN 1415-711X.

A temática sobre religiosidade e espiritualidade ainda é uma questão pouco discutida entre profissionais da área da saúde mental. No Brasil, a religião sempre foi algo inerente à população. A presente pesquisa teve como objetivo fazer uma revisão bibliográfica no portal de periódicos eletrônicos da SciELO dos artigos publicados nos últimos anos na área da psicologia no Brasil, apontando para a visão da relação da espiritualidade/religiosidade e saúde mental. Utilizando termos de busca booleanos: espiritualidade e religiosidade e aplicando os filtros por país, área do conhecimento, tipo de literatura, foram encontrados 13 artigos no total entre os anos de 2008 a 2019. Inicialmente, o artigo se propõe a contextualizar historicamente a relação entre espiritualidade/religiosidade e saúde mental, conceitua espiritualidade, religiosidade e coping religioso/espiritual e aponta sobre a importância da espiritualidade/religiosidade na prática clínica. Em seguida, identifica os estudos encontrados, finalizando com a discussão e conclusão. De modo geral, os estudos contemplam a importância da temática e sua influência na saúde mental da vida das pessoas como um recurso de enfrentamento. Dessa maneira, destaca-se a importância da inclusão do aspecto espiritual/religioso na formação acadêmica e profissional dos que atuam na área da saúde mental por considerar-se que os pacientes possuem tais necessidades que podem ser identificadas e abordadas. Ademais, reconhecer o bem-estar que esse aspecto proporciona aos pacientes é prestar atendimento humanizado.

Palavras-chave : saúde mental; enfrentamento; espiritualidade; religiosidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License