SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número99Stress e transtornos mentais durante a pandemia da COVID-19 no BrasilRepresentações sociais e redes de suporte psicossocial entre pessoas com obesidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

versão impressa ISSN 1415-711X

Resumo

MAGALHAES, Aracê Maria Magenta. A pandemia exacerbou os relacionamentos ou a solidão. Bol. - Acad. Paul. Psicol. [online]. 2020, vol.40, n.99, pp. 192-204. ISSN 1415-711X.

Esse trabalho contempla um momento de crise devido à pandemia do COVID-19 e visa apresentar dois aspectos específicos não decorrentes da referida, mais especificamente do isolamento social recomendado de forma rigorosa. Apresentam-se dois casos diferentes: um consiste no isolamento quase total de uma pessoa em sua residência, numa exacerbada solidão e outro caso em que a pessoa permanece em isolamento com outras três pessoas da família, numa exacerbação de relacionamentos em conflitos familiares. O apoio teórico utilizado é o da Psicanálise, e especialmente o da Psicanálise Compreensiva desenvolvida por Walter Trinca, cujas contribuições deram subsídio para a compreensão dos casos apresentados, ao mesmo tempo em que conduz uma proposta que visa à integração do indivíduo, à descoberta e reconhecimento de seu próprio ser, à expansão da consciência e ao afastamento do incremento da sensorialidade. Este artigo busca efetuar uma análise que não se esgota, mas pretende despertar o leitor para a disparidade das experiências de isolamento que igualmente produzem sofrimento intenso e significativo. A temática sobre os efeitos psicológicos do isolamento e da restrição de movimentação das pessoas mostra-se oportuno e relevante num momento de crise onde a saúde mental da população é afetada e necessita muito de cuidados.

Palavras-chave : COVID-19; isolamento social; pandemia; Psicanálise; sofrimento.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License