SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número99A pandemia exacerbou os relacionamentos ou a solidãoIncidência de suicídio consumado em cidades do meio oeste de Santa Catarina, Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

versão impressa ISSN 1415-711X

Resumo

POLLI, Gislei Mocelin  e  FREITAS, Maria de Fátima Quintal de. Representações sociais e redes de suporte psicossocial entre pessoas com obesidade. Bol. - Acad. Paul. Psicol. [online]. 2020, vol.40, n.99, pp. 205-215. ISSN 1415-711X.

Este estudo procurou conhecer as Representações Sociais da Obesidade e de seus tratamentos e identificar as redes de suporte psicossocial acessadas por pessoas com sobrepeso e obesidade. O estudo foi dividido em duas etapas, com aplicação de questionário on-line em 57 pessoas na primeira etapa, e realização de entrevista com 15 mulheres na segunda etapa. Os dados sofreram análise descritiva, de conteúdo e lexicográfica. A obesidade foi considerada fonte de limitações físicas, sociais e psicológicas e seus tratamentos foram considerados ora como uma esperança, ora como ineficazes. As pessoas indicaram preferir uma rede de suporte de pessoas também obesas, indicando o surgimento do sentido de comunidade.

Palavras-chave : Psicologia Social Comunitária; Representações sociais; Rede de suporte psicossocial; obesidade; tratamentos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License