SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue99Social representations and psychosocial support networks among people with obesityThe care process in a CAPSad from the perspective of users and family author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

Print version ISSN 1415-711X

Abstract

CARBONI, Caroline  and  SCHLOSSER, Adriano. Incidência de suicídio consumado em cidades do meio oeste de Santa Catarina, Brasil. Bol. - Acad. Paul. Psicol. [online]. 2020, vol.40, n.99, pp. 216-226. ISSN 1415-711X.

O objetivo deste estudo foi identificar a incidência de suicídio consumado e características dos indivíduos que cometeram suicídio em 9 municípios da região do Meio Oeste de Santa Catarina, Brasil (Videira, Arroio Trinta, Fraiburgo, Ibiam, Iomerê, Pinheiro Preto, Monte Carlo, Salto Veloso e Tangará) entre janeiro de 2014 e julho de 2019, com o intuito de traçar o perfil epidemiológico das vítimas de suicídio no local. Através dos dados disponíveis no Instituto Geral de Perícias de Videira obteve-se os seguintes resultados: ocorreram 71 suicídios na região, com variação entre 10 e 15 mortes anuais, sendo 2014 e 2017 os anos com maiores registros. O maior número de suicídios está entre a população masculina, adultos, casados e que possuem o Ensino Fundamental Incompleto. Entre os homens a faixa etária mais acometida foi entre os 20 a 39 anos e entre as mulheres foi entre 40 a 59 anos. O enforcamento foi a causa mais frequente do suicídio na amostra geral, seguido das armas de fogo (entre os homens) e a intoxicação exógena (entre as mulheres). Os meses com mais ocorrências registradas foram abril e julho. Não foi identificado, com base nas frequências, relação direta entre ingestão de álcool, drogas ou medicamentos no ato do suicídio. Videira representou 52% de todas as mortes por suicídio da região, seguido pelo município de Fraiburgo, com 25%.

Keywords : suicídio; epidemiologia; mortalidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License