SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número99Incidência de suicídio consumado em cidades do meio oeste de Santa Catarina, BrasilBebês internados em unidades neonatais: caracterização e percepção materna da situação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

versão impressa ISSN 1415-711X

Resumo

BORGES, Claudia Daiana  e  SCHNEIDER, Daniela Ribeiro. O processo do cuidado em um capsad na perspectiva de usuários e familiares. Bol. - Acad. Paul. Psicol. [online]. 2020, vol.40, n.99, pp. 227-240. ISSN 1415-711X.

Os problemas relacionados ao uso de álcool e outras drogas configura-se como um fenômeno complexo que requer políticas públicas específicas. O CAPSad (Centro de Atenção Psicossocial - álcool e drogas) representa um importante dispositivo que visa oferecer cuidado e atenção para os usuários. Diante disso, este estudo teve como objetivo descrever o processo do cuidado em um CAPSad na perspectiva de usuários e familiares. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa com delineamento descritivo e de corte transversal. Participaram do estudo um total de 13 participantes, oito usuários e cinco familiares. Como instrumento para a coleta de dados foi utilizado a entrevista semiestruturada. Os resultados demonstram que o vínculo que os usuários estabeleceram com os profissionais do CAPSad e o acolhimento recebido no serviço, representam a principal estratégia do cuidado. Em relação a participação da família no processo do cuidado, todos os usuários afirmaram que o CAPSad propicia a aproximação da família ao serviço, contudo, a participação nem sempre ocorre. As avaliações dos usuários e familiares referentes ao CAPSad foram predominantemente positivas, os usuários relataram sentirem-se respeitados e atendidos em suas necessidades. Estar no serviço e criar laços afetivos neste ambiente configurou-se como recurso para os usuários manterem-se ativos e buscarem reinserir-se socialmente.

Palavras-chave : CAPSad; cuidado; usuários; familiares.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License