SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue99The care process in a CAPSad from the perspective of users and familyCard game and elderly people: the perception of frequent visitors of a park in Curitiba-PR author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

Print version ISSN 1415-711X

Abstract

MONTANHAUR, Carolina Daniel; RODRIGUES, Olga Maria Piazentin Rolim  and  ARENALES, Nadja Guazzi. Bebês internados em unidades neonatais: caracterização e percepção materna da situação. Bol. - Acad. Paul. Psicol. [online]. 2020, vol.40, n.99, pp. 241-251. ISSN 1415-711X.

Durante a gravidez surge nos pais inquietações sobre a saúde, integridade e aparência do bebê. Essas inquietações se transformam em medo e preocupação quando esse bebê apresenta algum problema de saúde e necessita de maiores cuidados ou, até mesmo, a internação em uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN). Passam a viver novas situações como a notícia da internação e o ambiente hospitalar que despertam nos pais sentimentos ambíguos. Objetivou-se descrever e comparar a percepção materna sobre o momento da notícia, a condição do bebê e perspectivas futuras considerando os sentimentos positivos e negativos das mães, durante a internação. Participaram do estudo 16 mães que deram à luz a bebês que necessitaram de imediata internação na UTIN ou Unidade de Cuidados Intermediários neonatal (UCIN) que responderam o questionário sociodemográfico e o "Protocolo para avaliação da percepção materna sobre a condição do bebê internado em UTIN". Os resultados apontaram uma percepção inicial negativa sobre a notícia da internação, desencadeado por sentimentos negativos, apoio do pai e família e clareza das informações trazidas pela equipe de saúde. Houve uma percepção positiva em relação à condição de saúde, tempo e sequelas da internação. Encontra-se mudança da percepção materna da notícia para a vivência da internação devido a características da mãe (união estável e escolaridade) e do bebê (prematuridade tardia e tempo de internação) e apoio social ofertado pela família e profissionais.

Keywords : percepção; mães; bebês; Unidade de Terapia Intensiva; hospitalização.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License