SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número99Bebés un unidades neonatales: caracterización y percepción materna de la situaciónTeoría de la mente en niños escolares: revisión sistemática de la literatura índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

versión impresa ISSN 1415-711X

Resumen

BERESTINAS, Alexander Camara et al. Jogo de cartas e idosos: a percepção de frequentadores de um parque em Curitiba-PR. Bol. - Acad. Paul. Psicol. [online]. 2020, vol.40, n.99, pp. 252-260. ISSN 1415-711X.

Esta pesquisa analisou a percepção de frequentadores e comerciantes de um parque de Curitiba sobre um grupo de idosos que se reúne para jogar cartas. A pesquisa se deu por meio de observação participante e entrevistas semiestruturadas com 15 pessoas. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo e apontaram que a atividade é percebida como um incentivo à socialização e a estímulos cognitivos, o que pode resultar em bem-estar, aumento da qualidade de vida e saúde mental aos seus integrantes. Por outro lado, foram identificados fatores de risco, tais como a possibilidade de desenvolver compulsão ao jogo, prejuízo e/ou exploração financeira e atividade sexual insegura. Concluiu-se que ações intersetoriais seriam benéficas a fim de promover um leque de atividades aos idosos, direcionados às atividades físicas, recreativas, educação sexual, oficinas de jogos que promovessem o desenvolvimento dos conceitos ligados ao envelhecer de forma ativa, assim como orientações que envolvessem esclarecimentos sobre os fatores de vulnerabilidade deste grupo social.

Palabras clave : envelhecimento; jogos; homens; idosos.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License