SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número99Jogo de cartas e idosos: a percepção de frequentadores de um parque em Curitiba-PRA identidade do psicólogo brasileiro: produções de 2008 a 2019 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

versão impressa ISSN 1415-711X

Resumo

SILVA, Renata de Lourdes Miguel da  e  RODRIGUES, Marisa Cosenza. Teoria da mente em crianças escolares: revisão sistemática da literatura. Bol. - Acad. Paul. Psicol. [online]. 2020, vol.40, n.99, pp. 261-270. ISSN 1415-711X.

A teoria da mente é a capacidade de compreender estados mentais e de predizer o comportamento, sendo fundamental para as interações sociais. Desenvolve-se predominantemente na infância, mas aperfeiçoa-se ao longo da vida. Este estudo apresenta uma revisão sistemática de investigações sobre teoria da mente em escolares. Realizou- se buscas nas bases LILACS, PsycInfo, Scopus e no Banco de Teses da Capes. Foram identificados e analisados 30 estudos cuja população participante era exclusivamente composta por escolares (6 a 11 anos). Os resultados indicam a predominância de estudos transversais realizados, em sua maioria, nos continentes americano e europeu. Foram identificados 14 instrumentos de avaliação da teoria da mente na amostra analisada. A produção na área tem se desenvolvido de forma significativa, especialmente nos últimos quatro anos. Há diferentes vertentes para novas pesquisas, indicando que a área tende a continuar em crescimento com importantes contribuições teórico-práticas no âmbito do desenvolvimento infantil.

Palavras-chave : cognição social; revisão sistemática; infância; Teoria da mente.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License