SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue99 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

Print version ISSN 1415-711X

Abstract

CORDEIRO, Aliciene Fusca Machado  and  ANTUNES, Mitsuko Aparecida Makino. A ação pedagógica de Itard na educação de Victor, o "selvagem de Aveyron": contribuição à história da psicologia. Bol. - Acad. Paul. Psicol. [online]. 2020, vol.40, n.99, pp. 296-306. ISSN 1415-711X.

No início do século XIX, Jean Marc-Gaspard Itard realizou intervenções pedagógicas com um menino encontrado nos bosques do sul da França. Dessas experiências foram redigidos dois relatórios. Tomando-os como base, o objetivo deste artigo é relatar uma pesquisa histórica, de base documental, que discute as contribuições de Itard para a compreensão das relações entre educação, aprendizagem e desenvolvimento na constituição do ser humano como ser histórico e cultural. Buscou-se articular três diferentes níveis de análise: o nível interno, que se refere aos conceitos, pressupostos e métodos, relacionados à obra de Itard; a base epistêmico-metodológica adotada pelo autor e a articulação entre seu trabalho e a realidade histórico-social em que viveu. Por meio de sua obra é possível refletir, entre outras questões, sobre a fragilidade e a importância do vínculo entre educando e educador, as concepções do educador que determinam sua prática pedagógica e como a comunicação se faz presente nos processos educativos.

Keywords : história dos saberes psicológicos; práticas pedagógicas; aprendizagem; desenvolvimento; Jean Marc- Gaspard Itard.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License