SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número100Acompanhamento terapêutico em grupo: as experiências argentinas e brasileiras índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

versão impressa ISSN 1415-711X

Resumo

PERCHES, Tatiana Hoffmann Palmieri  e  ANTUNEZ, Andrés Eduardo Aguirre. Estudo psicológico do processo diagnóstico e da psicoterapia na depressão e na ansiedade por meio da análise fenômeno-estrutural: estudos de caso. Bol. - Acad. Paul. Psicol. [online]. 2021, vol.41, n.100, pp. 1-15. ISSN 1415-711X.

O método fenômeno-estrutural tem suas origens em Eugène Minkowski e dirige-se à análise dos dados imediatos da consciência, temporalidade e espacialidade vividos e ao dinamismo ou falta dele no contato com a realidade. O objetivo desta pesquisa qualitativa, derivada de uma pesquisa de pós-doutorado, foi investigar as contribuições do método fenômeno-estrutural ao diagnóstico de uma pessoa com depressão e outra com ansiedade, e como ocorrem os acontecimentos e a linguagem na psicoterapia individual ao longo de um ano. Os resultados apontam que o processo psicoterapêutico com ambos resultaram num maior fortalecimento nos relacionamentos intra e interpessoais, aumento da capacidade de tolerar as frustrações e alcance de maior independência, limite, vinculo e diálogo para lidar com as pressões e exigências inerentes à vida relacional que enfrentavam. A linguagem verbal mostrou que os mecanismos de ligação e corte coexistem e se alternam, se aproximando da possibilidade de integração. O mecanismo de cisão foi a marca principal de sofrimento, apresentando uma temporalidade adoecida, em um caso para o passado e noutro para o futuro - o que os distanciavam do encontro (lien), mas ao fim do processo puderam usufruir da vivencia atual e presente, permitindo que os mesmos encontrem potencialidades para transformações.

Palavras-chave : método fenômeno-estrutural; ansiedade; depressão; estudo de casos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License