SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número100Estudo psicológico do processo diagnóstico e da psicoterapia na depressão e na ansiedade por meio da análise fenômeno-estrutural: estudos de casoA representação do tempo vivido na brincadeira simbólica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

versão impressa ISSN 1415-711X

Resumo

FRANCA, Demétrius Alves de  e  FRANK, Maria Laura. Acompanhamento terapêutico em grupo: as experiências argentinas e brasileiras. Bol. - Acad. Paul. Psicol. [online]. 2021, vol.41, n.100, pp. 16-25. ISSN 1415-711X.

O acompanhamento terapêutico (AT) surgiu na Argentina nos anos 1960 e espalhou-se rapidamente para Brasil e outros países. Essa clínica ambulante (como é chamada no Brasil) era voltada inicialmente para os pacientes crônicos que não se adaptavam ao atendimento convencional disponível no período; desenvolveu-se de forma distinta nos diferentes países não apenas devido às necessidades específicas de cada paciente e do aporte de diferentes teorias psicológicas, mas também devido aos contextos distintos entre os diferentes países e seus modelos de atenção em saúde. O acompanhamento terapêutico em grupo (ATG), entre as diferentes possibilidades de exercício do acompanhamento terapêutico, é uma modalidade ainda pouco conhecida no Brasil, enquanto na Argentina é possível identificar um maior amadurecimento do tema com a presença de diversos autores. É a partir dessa diferença entre Argentina e Brasil que os autores fazem uma exposição da bibliografia de dois países sobre o tema que propõe um maior diálogo, sobre o acompanhamento terapêutico como um todo e sobre as distinções na forma como é exercido nos diferentes países.

Palavras-chave : acompanhamento terapêutico; acompanhamento terapêutico em grupo.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License