SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número100Acompanhamento terapêutico em grupo: as experiências argentinas e brasileirasTreino de controle do stress de Lipp: uma revisão integrativa de literatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

versão impressa ISSN 1415-711X

Resumo

OLIVEIRA, Vera Barros de. A representação do tempo vivido na brincadeira simbólica. Bol. - Acad. Paul. Psicol. [online]. 2021, vol.41, n.100, pp. 26-36. ISSN 1415-711X.

Este texto aborda a grande versatilidade das manifestações simbólicas, verbais, imagéticas ou lúdicas, em suas diversas interações, na construção humana da identidade pessoal e social. Aborda a concepção de homem inserido em sua história de vida, o qual vivencia a possibilidade de tornar presente, por via de suas representações simbólicas, suas experiências do passado, assim como sua visão do futuro. Acompanha brevemente o correr da História, que gera a ampliação dos níveis de reflexão e consciência, possibilitando, por sua vez, novas conquistas, apropriações e demarcações de propriedades e espaços, assim como, a consciência da necessidade da troca de experiências. Enfoca o papel fundamental da memória na construção desse processo em sua relação histórica entre a continuidade no presente do tempo vivido, com as mudanças que nele ocorrem. Destaca a importância da narrativa, em suas versões histórica e fantástica. Ao final, apresenta análise de brincadeiras simbólicas de crianças de três anos, a qual já revela sua capacidade de registrar situações vividas, assim como, a riqueza de sua representação simbólica, que lhe permite, ao registrar o vivido e poder representá-lo brincando, reviver a seu modo, com riqueza de detalhes, situações significativas e assim, criar condições favoráveis para sua compreensão e elaboração de suas emoções e sentimentos vivenciados.

Palavras-chave : brincadeira simbólica; memória; narrativa; história de vida; relato de experiência.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License