SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número100A representação do tempo vivido na brincadeira simbólicaNiveis de estresse em dependentes químicos sob tratamento em comunidade terapêutica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

versão impressa ISSN 1415-711X

Resumo

CAVALCANTI, Ana Luísa da Silva Ramalho; BAGAROLLO, Maria Fernanda; LIPP, Marilda E. Novaes  e  CONSTANTINI, Ana Carolina. Treino de controle do stress de Lipp: uma revisão integrativa de literatura. Bol. - Acad. Paul. Psicol. [online]. 2021, vol.41, n.100, pp. 37-47. ISSN 1415-711X.

O stress em excesso pode ser prejudicial. Com o intuito de capacitar as pessoas a manejarem o stress de forma saudável, o Treino de Controle do Stress de Lipp foi desenvolvido. Vários estudos foram realizados utilizando este modelo, mas não se encontrou na literatura uma revisão que tratasse da sua eficácia em diversas populações. O objetivo deste trabalho foi de realizar uma revisão integrativa da literatura sobre o Treino de Controle do Stress de Lipp para verificar sua eficácia. Fez-se uso das bases de dados Scientific Eletronic Library Online (SciELO), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde e US National Library of Medicine National Institutes of Health, utilizando dois descritores em saúde "estresse psicológico" e "terapia cognitiva" e a palavra-chave "Treino de Controle do Stress". Os resultados são compostos por cinco artigos e neles, pode-se observar que o Treino de Controle do Stress de Lipp foi aplicado em populações distintas, sofreu adaptações e foi eficaz na redução do stress. Conclui-se que é um modelo útil para o tratamento do stress. Ressalta-se a importância de psicólogos clínicos, que utilizam o protocolo, publicarem seus dados para que se tenha uma compreensão mais profunda do mecanismo pelo qual o stress é reduzido.

Palavras-chave : estresse; stresspsicológico; Terapia Cognitivo-Comportamental; treino de controle do stress.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License