SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue100Lipp's Stress Control Training: An Integrative Literature ReviewRegulatory fit theory: psychological mechanism with potential applications in health author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

Print version ISSN 1415-711X

Abstract

MIRANDA, Jessica Cardoso  and  GUIMARAES, Claudiane Aparecida. Niveis de estresse em dependentes químicos sob tratamento em comunidade terapêutica. Bol. - Acad. Paul. Psicol. [online]. 2021, vol.41, n.100, pp. 48-54. ISSN 1415-711X.

O uso de substâncias psicoativas se espalha assustadoramente. As consequências afetam a vida pessoal, familiar, social e profissional. Alguns aceitam buscar ajuda, a exemplo dos dependentes enfocados neste artigo. O texto trata das relações entre estresse e recuperação de acolhidos em tratamento para dependência química. O objetivo foi identificar níveis, fases e sintomas do estresse, bem como fontes estressoras. O contexto da investigação foi uma comunidade terapêutica de cidade do interior de Minas Gerais. Onze pessoas foram informantes da pesquisa. A coleta de dados se valeu dos instrumentos Inventário de Sintomas de Stress para adultos de Lipp e protocolo de entrevista semiestruturada. Os resultados apontam a presença de estresse em 55% da amostra na fase de resistência e com prevalência de sintomas psicológicos e físicos; a fonte estressora mais apontada provém de fatores internos, sobretudo medo de decepcionar as pessoas. O estudo aponta a importância de intervenções específicas para conhecer o estresse e as estratégias de enfrentamento.

Keywords : dependência química; dependentes químicos; comunidade terapêutica; substâncias psicoativas; estresse.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License