SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número100Niveles de estrés en dependientes químicos en tratamiento en una comunidad terapéuticaAtención psicológica al paciente quirúrgico: un relato de experiencia desde la perspectiva de la humanización de la salud índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

versión impresa ISSN 1415-711X

Resumen

COSTA, Adriano da Silva. Teoria do ajuste regulatório: mecanismo psicológico com potenciais aplicações na saúde. Bol. - Acad. Paul. Psicol. [online]. 2021, vol.41, n.100, pp. 55-64. ISSN 1415-711X.

O objetivo deste artigo é apresentar o mecanismo psicológico de ajuste regulatório e os benefícios de sua utilização na promoção de saúde e prevenção de doenças. Acredito que esse fenômeno tenha sido negligenciado por pesquisadores brasileiros, especialmente no campo da psicologia. O ajuste regulatório ocorre quando a maneira que um determinado indivíduo se engaja numa atividade, mantém a atual orientação motivacional e interesses individuais. Este trabalho reflete sobre as possibilidades e limites da utilização desse mecanismo em investigações relacionadas com a área da saúde e permite chamar atenção de órgãos responsáveis pela promoção de saúde pública para a construção de mensagens ou programas de intervenção que utilizem esse mecanismo para aumentar a persuasão e modificar comportamentos.

Palabras clave : foco regulatório; ajuste regulatório; motivação e comportamento.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License