SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número100Teoría del ajuste regulatorio: mecanismo psicológico con posibles aplicaciones en la saludPercepciones de madres con funcionamiento alexitímico sobre la maternidad y el bebé con síntoma somático funcional índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

versión impresa ISSN 1415-711X

Resumen

SOUZA, Adriano de; BECKER, Ana Paula Sesti; GUISSO, Luciane  y  BOBATO, Sueli Terezinha. Atenção psicológica ao paciente cirúrgico: relato de experiência sob a ótica de humanização da saúde. Bol. - Acad. Paul. Psicol. [online]. 2021, vol.41, n.100, pp. 65-73. ISSN 1415-711X.

Trata-se de um relato de experiência de estágio em Psicologia Hospitalar desenvolvido em uma unidade cirúrgica de um hospital público no sul do Brasil. O objetivo da intervenção consistiu em analisar as práticas em Psicologia Hospitalar na unidade cirúrgica, na perspectiva de humanização do cuidado integral, atendendo as prerrogativas do Sistema Único de Saúde. Foram acompanhados 11 pacientes em um intervalo de seis meses. As intervenções incluíram práticas de escuta à equipe técnica, visitas e acolhimento aos leitos dos pacientes e a elaboração de um protocolo que padronizasse os dados obtidos. Os resultados possibilitaram o incentivo à humanização do cuidado, além de contribuir para a sistematização das informações específicas do campo da Psicologia. Favoreceu ainda, a integração ensino-serviço na assistência multidisciplinar aos pacientes na ala cirúrgica, sob o paradigma biopsicossocial, viabilizada pelas trocas com a equipe de trabalho da instituição, além de instrumentalizar a práxis de atuação e consolidar a identidade profissional do psicólogo na respectiva instituição. Compreende-se que investir em campos de estágio e possibilitar que o estudante possa observar e aproximar-se da prática profissional ancorado em suas experiências e teorias, são recursos potencializadores na formação do psicólogo.

Palabras clave : Psicologia Hospitalar; acolhimento; humanização; hospital; cirurgia.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License