SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número100Atención psicológica al paciente quirúrgico: un relato de experiencia desde la perspectiva de la humanización de la saludAdolescencia y autolesión: una propuesta psicodiagnóstica Integral e Intervención índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

versión impresa ISSN 1415-711X

Resumen

STEIN, Luciana Letícia  y  DONELLI, Tagma Marina Schneider. Percepções de mães com funcionamento alexítimico sobre a maternidade e o bebê com sintoma somático funcional. Bol. - Acad. Paul. Psicol. [online]. 2021, vol.41, n.100, pp. 74-92. ISSN 1415-711X.

Mães alexitímicas possuem dificuldade em descrever e nomear seus próprios sentimentos, podendo apresentar maiores dificuldades em reconhecer e atender as necessidades de seus bebês, afetando a relação mãe-bebê e contribuindo para a manifestação de sintomas somáticos funcionais (SSF) na criança. Assim, o objetivo geral desta pesquisa foi verificar as percepções de mães alexitímicas sobre a maternidade e o bebê que apresenta SSF, e os objetivos específicos foram: 1) avaliar e compreender o funcionamento alexitímico materno; 2) identificar as percepções da mãe sobre a maternidade e sobre o bebê; 3) verificar como a mãe compreende os sintomas do bebê, e 4) analisar as possíveis relações entre alexitimia materna e o sintoma do bebê. Trata-se de um estudo qualitativo, com delineamento de estudo de casos múltiplos. Participaram três mulheres com idade entre 24 e 34 anos, com filhos de até 36 meses que apresentaram pelo menos um SSF. As participantes responderam a Ficha de Dados Sociodemográficos e Clínicos, Escala de Alexítimia de Toronto (TAS-26), Questionário de Sintoma Somático do bebê, Entrevista de História de Vida e a Entrevista sobre a Maternidade e o Relacionamento Mãe-criança. Foi possível identificar os possíveis fatores que contribuíram para o funcionamento alexitímico e como essas experiências influenciam a maternidade e suas percepções. As mães do estudo nas entrevistas identificaram principalmente o SSF do comportamento em seus bebês, mas compreendem como algo pertencente ao filho, e não como um sintoma da relação.

Palabras clave : alexitimia; funcionamento alexitímico materno; maternidade; sintoma somático funcional; Winnicott.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License