SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número100Percepções de mães com funcionamento alexítimico sobre a maternidade e o bebê com sintoma somático funcionalA psicologia na enfermaria psiquiátrica em hospital geral índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

versão impressa ISSN 1415-711X

Resumo

CHAVES, Gislaine; TARDIVO, Leila Salomão de La Plata Cury; ROSA, Helena Rinaldi  e  PINTO JUNIOR, Antônio Augusto. Adolescência e autolesão: uma proposta psicodiagnóstica compreensiva e interventiva. Bol. - Acad. Paul. Psicol. [online]. 2021, vol.41, n.100, pp. 93-105. ISSN 1415-711X.

A Organização Mundial da Saúde categoriza o comportamento autolesivo na adolescência como um problema de saúde pública. No Brasil, as investigações ainda são incipientes, especialmente, aquelas dedicadas ao estudo da dinâmica psíquica e dos meios de intervenção com essa população. Esse estudo objetivou descrever as possíveis contribuições do Psicodiagnóstico Compreensivo e Interventivo realizado com uma pré-adolescente que se autolesionava, apresentando uma análise psicodinâmica psicanalítica de sua personalidade com base nos aportes winnicottianos. Para tanto, foi realizado um estudo de caso único em que o processo psicodiagnóstico é descrito em duas etapas: primeira aplicação e fase de follow-up. Os dados obtidos permitiram conceber que comportamento autolesivo realizado pela participante revelou estar a serviço de uma dupla função: impedir o aniquilamento total do Eu e, concomitantemente, comunicar as falhas nos cuidados ambientais. Além disso, o Psicodiagnóstico favoreceu experiências mutativas relevantes no caso apresentado, configurando-se de grande valia como proposta preventiva e terapêutica junto aos adolescentes que sofrem.

Palavras-chave : adolescente; comportamento autodestrutivo; psicologia do adolescente.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License