SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número100Adolescência e autolesão: uma proposta psicodiagnóstica compreensiva e interventivaUma compreensão psicodinâmica da obesidade em pacientes pós-bariátricos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

versão impressa ISSN 1415-711X

Resumo

OLIVEIRA, Gabriela Eustáquio; FARIA, Tayna Benko  e  PEREIRA, Tatiane Guimarães. A psicologia na enfermaria psiquiátrica em hospital geral. Bol. - Acad. Paul. Psicol. [online]. 2021, vol.41, n.100, pp. 106-111. ISSN 1415-711X.

A enfermaria psiquiátrica em hospital geral deve atender aos preceitos do Modo de Atenção Psicossocial para oferecer um tratamento integral, humano e digno. A construção desse saber e dessa atuação se mostra emergente, pois há escassez da literatura acerca deste serviço. Este artigo tem o propósito de descrever a experiência do estágio em Psicologia da Saúde neste serviço. Por meio do psicodiagnóstico institucional e da observação participante, as estagiárias propuseram uma Oficina de Arteterapia. A experiência se mostrou potente como uma ferramenta de tratamento e de comunicação entre o profissional e paciente. Desse modo, cria-se uma possibilidade de entrar em contato com a história do usuário, sentimentos em relação a sua família, a sua doença e frente à internação. A prática possibilitou que as estagiárias entrassem em contato com uma atuação factível e frutífera e, por isso, necessária para os modelos de humanização do cuidado.

Palavras-chave : Psicologia em Saúde; Unidade Hospitalar de Psiquiatria; hospital; Saúde Mental.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License