SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue100Psychology in psychiatric nursery in a general hospitalSocial representations of overweight and obesity: systematic review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

Print version ISSN 1415-711X

Abstract

GIL, Aline Cordeiro dos Santos; LIMA, Karyne Santiago; CARVALHO, Mônica Gurjão  and  MEDEIROS, Danuta. Uma compreensão psicodinâmica da obesidade em pacientes pós-bariátricos. Bol. - Acad. Paul. Psicol. [online]. 2021, vol.41, n.100, pp. 112-123. ISSN 1415-711X.

O presente estudo buscou compreender a percepção da imagem corporal em indivíduos submetidos à cirurgia bariátrica. Participaram 3 homens e 3 mulheres, com idades entre 34 e 50 anos, submetidos à cirurgia bariátrica em um período que variou entre 3 e 13 anos. Os dados foram coletados através do procedimento Desenho Estória com Tema e de uma entrevista semiestruturada, analisados a partir da abordagem psicodinâmica. Os resultados mostraram satisfação com a imagem corporal e maiores afetos positivos após a cirurgia, mas também apontaram para dificuldades de aceitação e uma prevalência de afetos negativos relacionados a figura obesa. Foi possível observar os efeitos psicológicos que a imposição do corpo considerado magro e belo causam, principalmente em relação às mulheres, pressionadas a demonstrar uma feminilidade tanto em comportamentos quanto em seu aspecto físico.

Keywords : cirurgia bariátrica; obesidade; imagem corporal; autopercepção; Desenho estória com tema.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License