SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número100Comprensión psicodinámica de la obesidad en pacientes sometidos a cirugía bariátrica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

versión impresa ISSN 1415-711X

Resumen

COUSS, Angelita et al. Representações sociais do sobrepeso e da obesidade: revisão sistemática. Bol. - Acad. Paul. Psicol. [online]. 2021, vol.41, n.100, pp. 124-135. ISSN 1415-711X.

O excesso corporal é visto de diferentes maneiras, a depender dos grupos sociais que a ele se referem. Esta revisão sistemática busca identificar como a temática das Representações Sociais do sobrepeso e obesidade vem sendo discutidas na literatura científica entre 2015 e 2019. Os dados foram coletados entre os meses de março e maio de 2020 em diferentes bases de dados: Scientific Electronic Library Online (SciELO), Literatura Latino-Americana em Ciência da Saúde (LILACS), National Library of Medicine (PubMed), Periódicos Eletrônicos de Psicologia (PePSIC), EBSCO, PsycNet e Web of Science, utilizando as seguintes palavras-chave: "Representações Sociais" e "obesidade" ou "sobrepeso" em português, espanhol, inglês e francês. Ao final do processo de elegibilidade dos artigos, oito trabalhos preencheram os critérios de inclusão estabelecidos. As produções basearam suas argumentações em três categorias: 1) Obesidade como doença, 2) Obesidade relacionada a transtornos psicológicos e 3) Consequências sociais da obesidade. Constatou-se que as pesquisas trouxeram as três categorias de representações sociais da obesidade em maior ou menor grau de importância, concomitantemente. Independentemente do local de realização das pesquisas, se repete a visão negativa da obesidade e da pessoa com excesso de peso, apresentado como algo a ser prevenido, e combatido, ou ainda a ser mais bem discutido, a fim de evitar a estigmatização e problemas dela decorrentes.

Palabras clave : representações sociais; obesidade; sobrepeso.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License