SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue101São Paulo Academy of Psychology Bulletin: its trajectory and academic contributionParental involvement of fathers of children with Autistic Spectrum Disorder author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

Print version ISSN 1415-711X

Abstract

MAIA, Kelvya Silveira  and  ASSUMPCAO JUNIOR, Francisco Baptista. Escala de rastreio para Transtorno do Espectro Autista: um estudo de validade para adolescentes e adultos. Bol. - Acad. Paul. Psicol. [online]. 2021, vol.41, n.101, pp. 166-174. ISSN 1415-711X.

O objetivo deste trabalho foi criar uma escala de rastreio para mensurar sintomas associados ao transtorno do espectro autista (TEA), do sexo masculino e com idade entre 11 e 25 anos, visto que há escassez de instrumentos no Brasil para essa população. O questionário foi respondido pelos pais/responsáveis dos jovens moradores do Estado do Rio de Janeiro. Sete juízes, especialistas nas áreas de psiquiatria e neuropsicologia, participaram da análise semântica e de conteúdo das sentenças da escala. Foram estudados 90 sujeitos, divididos por grupo diagnóstico de autismo (TEA), deficiência intelectual (DI) e pertencentes ao grupo controle (GC). A análise estatística utilizando o teste de Mann-Whitney e a curva ROC, demonstraram resultados com alta eficácia em especificidade (86%) e sensibilidade (96%) para os GC X TEA e sensibilidade de 90% e especificidade de 86% para GC X DI. Nos grupos TEA X DI, houve boa sensibilidade (80%) e especificidade (76%). Para comparação entre GC X TEA X DI aplicou-se o teste de Kruskall-Wallis com comparações múltiplas de Tukey fornecendo discriminações significativas entre as médias do GC (7,1) comparada às dos TEAs (26,3) e DIs (23,6), onde Controle < TEA = DI. Os achados sugerem que houve diferenças relevantes entre os grupos, onde GC<TEA, GC<DI e TEA>DI. O instrumento mostrou ser consistente na avaliação do construto proposto, com o escopo de identificar possíveis candidatos a uma futura e mais detalhada avaliação clínica.

Keywords : Escalas de rastreio; Transtorno do Espectro Autista; Deficiência Intelectual; adolescência; adulto.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License