SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue101Screening scale for autistic spectrum disorder: a validity study for adolescents and adultsCognitive-behavioral therapy: nervous anorexia treatment in young women author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

Print version ISSN 1415-711X

Abstract

JORGE, Gabriela Heusi; SANTOS, Ylana Loss Coletti Moterani; PORTES, João Rodrigo Maciel  and  BOSSARDI, Carina Nunes. Envolvimento paterno de pais de crianças com o Transtorno do Espectro Autista. Bol. - Acad. Paul. Psicol. [online]. 2021, vol.41, n.101, pp. 175-184. ISSN 1415-711X.

Essa pesquisa teve como objetivo investigar as características do envolvimento paterno com filhos que tinham o diagnóstico de Transtorno de Espectro Autista (TEA). Essa investigação tem caráter descritivo exploratório e correlacional. Participaram 41 pais de crianças com TEA. A média de idade dos pais foi de 37,98 anos (DP = 8,18) e das crianças foi de 67,39 meses (DP= 17,02). Os pais responderam ao Questionário Sociodemográfico; ao Questionário de Engajamento Paterno (QEP) e ao Questionário de Abertura ao Mundo (QOM). Realizou-se análise quantitativa com estatística descritiva e inferencial não paramétrica. Em termos de envolvimento os pais se destacaram nas dimensões suporte emocional, evocações e disciplina. Já no que se refere à abertura ao mundo, a maior média obtida foi em estímulo à perseverança. Assim, como um dos principais resultados observou-se que quanto mais o pai proporciona gestos e palavras que tranquilizam e encorajam a criança, mais eles pensam, falam e/ou lembram do filho, bem como o incentivam a explorar o ambiente e interagir com ele fisicamente por meio de gestos e brincadeiras. As características apontadas demonstram a importância das funções paternas para o desenvolvimento infantil de crianças com TEA.

Keywords : envolvimento paterno; criança; autismo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License