SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número101Envolvimento paterno de pais de crianças com o Transtorno do Espectro AutistaA psicologia escolar na educação superior: uma revisão da literatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

versão impressa ISSN 1415-711X

Resumo

SOUZA, Vivian Carneiro Gonçalves  e  GARCIA, Ana Cristina Bechara Barros Fróes. Terapia cognitivo-comportamental: tratamento da anorexia nervosa em mulheres jovens. Bol. - Acad. Paul. Psicol. [online]. 2021, vol.41, n.101, pp. 185-192. ISSN 1415-711X.

Este estudo tem por objetivo compilar as informações referentes à efetividade da terapia cognitivo-comportamental na anorexia nervosa em jovens do sexo feminino. Para tal, foi realizada uma revisão bibliográfica de produções anteriores em literatura científica. Considerada um transtorno alimentar caracterizado pelo medo excessivo de engordar e busca inconsequente pela magreza, acredita-se que a anorexia nervosa pode ter origem multifatorial, compreendendo fatores genéticos, hereditários, psicológicos e/ou sociais. Apesar da possibilidade de acometer homens e mulheres em idades distintas, este estudo ater-se-á ao público jovem feminino. Trata-se de uma doença grave que, caso não seja tratada por profissionais especializados, pode ocasionar consequências fatais. O acompanhamento dos responsáveis também terá papel crucial para o sucesso do tratamento. O foco do presente estudo está na importância do processo clínico baseado na terapia cognitivo comportamental, nessa jovem população, em direção ao desenvolvimento de um modelo de vida com maior qualidade e consciência.

Palavras-chave : anorexia; mulheres; terapia cognitivo-comportamental.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License