SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue101Cognitive-behavioral therapy: nervous anorexia treatment in young womenDelivering difficult news in a pediatric oncology unit author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

Print version ISSN 1415-711X

Abstract

POTT, Eveline Tonelotto Barbosa  and  CAMPOS, Douglas Aparecido de. A psicologia escolar na educação superior: uma revisão da literatura. Bol. - Acad. Paul. Psicol. [online]. 2021, vol.41, n.101, pp. 193-204. ISSN 1415-711X.

este artigo tem como objetivo realizar uma revisão sobre as contribuições da Psicologia Escolar para o Ensino Superior. Para tanto, optou-se por uma revisão integrativa da literatura, conduzida de maneira sistemática, a fim de analisar as evidências encontradas sobre o tema nos últimos 10 anos. A busca foi realizada nas bases de dados SciELO, PePSIC/BVS-Psi Brasil, utilizando-se os seguintes descritores: Psicologia Educacional, Psicologia Escolar, Psicologia, Educação Superior e Ensino Superior. Vinte e um artigos foram selecionados para a análise deste estudo. Como resultado, evidencia-se a falta de pesquisas no campo da Psicologia Escolar voltadas para as demandas do Ensino Superior, em especial a partir de modelos ou relatos de como este profissional pode atuar em uma perspectiva coletiva e institucional. Na maioria dos estudos acessados o foco de trabalho do psicólogo escolar é específico com os alunos, em especial aqueles que possuem algum tipo de fracasso escolar. Sendo assim, o presente artigo aponta para a necessidade de avanços teóricos e empíricos em relação ao conhecimento da Psicologia Escolar no que se refere a suas possibilidades de ação no âmbito do Ensino Superior, a fim de superar uma prática pautada na concepção de fracasso escolar.

Keywords : psicologia escolar; educação superior; Ensino Superior.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License