SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue101School Psychology in higher education: a literature reviewRisk and protection factors of common mental disorder in teenager students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

Print version ISSN 1415-711X

Abstract

MONTEIRO, Daniela Trevisan; SIQUEIRA, Aline Cardoso  and  TRENTIN, Leonardo Soares. Comunicação de notícias difíceis em uma unidade de oncologia pediátrica. Bol. - Acad. Paul. Psicol. [online]. 2021, vol.41, n.101, pp. 205-216. ISSN 1415-711X.

O objetivo deste estudo foi compreender os desafios para os profissionais no processo de comunicação de notícias difíceis a familiares de pacientes pediátricos com doença crônica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada em um hospital escola no Rio Grande do Sul. Realizou-se uma entrevista semiestruturada com 16 profissionais que trabalhavam na unidade de oncologia pediátrica - dois médicos, cinco enfermeiros, cinco técnicos de enfermagem, um psicólogo, um assistente social, um terapeuta ocupacional e um fisioterapeuta. A análise teve como eixo norteador a análise de conteúdo. Os resultados apontaram desafios dos profissionais em comunicar notícias difíceis aos familiares. Têm-se como complicador a falta de uma formação acadêmica ou continuada que propicie habilidades de comunicação aos profissionais. A família vai considerada tanto um elemento que pode ser facilitador no tratamento da criança, quanto obstar o andamento previsto. Já entre as possibilidades do fazer profissional no processo de comunicação de notícias difíceis cita-se a importância de uma comunicação aberta e ativa, em um processo de confiança e vínculo tanto com o paciente infantil quanto com sua família. Conclui-se que, apesar do ato de comunicar ser intrínseco à profissão da saúde, foram apontadas dificuldades na comunicação, o que exige a sensibilização dos profissionais para que busquem meios necessários para a qualidade na comunicação de notícias difíceis.

Keywords : revelação da verdade; pessoal de saúde; serviço hospitalar de oncologia; família.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License