SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número101Comunicação de notícias difíceis em uma unidade de oncologia pediátricaFelicidade e bem-estar: o uso das práticas cognitivo-comportamentais e positivas para a busca do funcionamento humano ideal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

versão impressa ISSN 1415-711X

Resumo

TONETTO, Nathália  e  CARLOTTO, Mary Sandra. Fatores de risco e proteção aos transtornos mentais comuns em estudantes adolescentes. Bol. - Acad. Paul. Psicol. [online]. 2021, vol.41, n.101, pp. 217-228. ISSN 1415-711X.

Os fatores de risco e de proteção no crescimento do sujeito podem influenciar no desenvolvimento de transtornos mentais comuns em adolescentes. Este tema é encontrado em estudos nacionais e internacionais que não apresentam um consenso possível de ser generalizado. Esta investigação teve como objetivo avaliar os fatores de risco e de proteção associados aos transtornos mentais comuns em estudantes adolescentes. Trata-se de um estudo quantitativo, transversal, analítico e observacional. A amostra deste estudo foi composta por 302 adolescentes com idade entre 14 e 19 anos pertencentes a duas instituições de ensino em duas cidades distintas do estado do Rio Grande do Sul. Para isto, os participantes se submeteram aos seguintes instrumentos: Questionário Critério Brasil, Questionário Sociodemográfico, Social Support Appraisals (SSA), Juvenile Victimization Questionnaire (JVQ), The Strengths and Difficulties Questionnaire (SDQ), Self-Reporting Questionnaire (SRQ-20). Para a análise de dados utilizou-se a regressão logística. Os resultados revelaram associação significativa das variáveis sexo feminino, algum membro familiar possuir diagnóstico de transtornos mentais comuns, vitimização alta no último ano e vitimização baixa e alta alguma vez na vida e não possuir irmãos com os transtornos mentais comuns.

Palavras-chave : risco; proteção; transtorno mental comum; adolescência.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License