SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número101Fatores de risco e proteção aos transtornos mentais comuns em estudantes adolescentesValidade e confiabilidade da Escala Multidimensional de Ansiedade para Crianças (MASC) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

versão impressa ISSN 1415-711X

Resumo

FARAH, Thais Lima; VITAL, Cleida de Lima  e  MIRANDA, Victor Martins de. Felicidade e bem-estar: o uso das práticas cognitivo-comportamentais e positivas para a busca do funcionamento humano ideal. Bol. - Acad. Paul. Psicol. [online]. 2021, vol.41, n.101, pp. 229-235. ISSN 1415-711X.

Aspectos positivos das vivências humanas vêm se tornando cada vez mais alvo de interesse do campo da psicologia. Isto se deve ao advento da psicologia positiva, que intensificou as investigações sobre o assunto e permitiu a compreensão dos seus aspectos de forma bem mais científica. Neste sentido, esta pesquisa se configura como uma revisão bibliográfica de literatura, que utiliza diversos escritos como base para as discussões relacionadas ao "funcionamento humano ideal", partindo dos pressupostos teóricos e práticos da psicologia positiva e cognitivo-comportamental, para explanar as possibilidades que estas abordagens podem fornecer no favorecimento das potencialidades e o desenvolvimento humano. Os resultados apontaram para duas questões norteadoras: "o que significa 'funcionamento humano ideal'? e "Como alcançar o 'funcionamento humano ideal'?". A partir destas questões, articulou-se e discutiu-se as temáticas da "felicidade", "bem-estar" e "satisfação com a vida" e suas implicações para o alcance deste estado de funcionamento ideal; o papel das "virtudes pessoais" e "forças de caráter" como impulsionadoras do desenvolvimento pessoal. Além disso, foram expostos alguns exemplos práticos e teóricos de como isto pode ser aplicado em diversos contextos de vida. Conclui-se que as técnicas e a teoria positiva oferecem grandes possibilidades de transformação e também verifica a necessidade de novos estudos que fortaleçam ainda mais o conhecimento e disseminação da psicologia positiva.

Palavras-chave : psicologia positiva; felicidade; técnicas positivas e comportamentais; bem-estar.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License