SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue101Happiness and wellbeing: the use of cognitive-behavioral and positive practices for the pursuit of ideal human functioningIntrafamily violence against children and adolescents: metasynthesis of research groups/CNPq author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

Print version ISSN 1415-711X

Abstract

NUNES, Michele Moreira et al. Validade e confiabilidade da Escala Multidimensional de Ansiedade para Crianças (MASC). Bol. - Acad. Paul. Psicol. [online]. 2021, vol.41, n.101, pp. 236-244. ISSN 1415-711X.

A Escala Multidimensional de Ansiedade para Crianças (MASC) é um instrumento utilizado para avaliar sintomas de ansiedade em crianças e adolescentes. Pode ser aplicado e pontuado em menos de 25 minutos e é considerado um instrumento útil para avaliação rotineira de problemas relacionados à ansiedade em crianças e adolescentes. O objetivo é estudar a confiabilidade e validade da versão em português. Participaram deste estudo 649 alunos de escolas públicas da cidade de São Paulo com 25 crianças e adolescentes, com diagnóstico de transtorno de ansiedade em tratamento no SEPIA (Serviço de Psiquiatria Infantil e Adolescente do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas FMUSP). Os instrumentos utilizados foram o MASC e o Children's Depression Inventory (CDI). O MASC teve um bom desempenho em termos de consistência interna, validade discriminante, validade de responsividade e análise de correlação. A escala apresentou bom desempenho psicométrico e será útil em estudos futuros.

Keywords : Escala de Ansiedade para Crianças; Validade e Confiabilidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License