SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número101Validade e confiabilidade da Escala Multidimensional de Ansiedade para Crianças (MASC)A fase da pandemia e a educação superior Cubana índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

versão impressa ISSN 1415-711X

Resumo

MIURA, Paula Orchiucci  e  MEDEIROS, Alice Dantas de. Violência intrafamiliar contra crianças e adolescentes: metassíntese dos grupos de pesquisa/CNPq. Bol. - Acad. Paul. Psicol. [online]. 2021, vol.41, n.101, pp. 245-256. ISSN 1415-711X.

O artigo teve como objetivo identificar e analisar, na área da Psicologia, os Grupos e as Linhas de Pesquisa do Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil (DGP) vinculados ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e as produções acadêmicas de seus respectivos Líderes, tendo como foco a violência intrafamiliar e/ ou doméstica contra crianças e adolescentes. Trata-se de uma metassíntese, em que se aplicou os descritores "violência doméstica", "violência intrafamiliar" e "violência doméstica contra crianças e adolescentes" na ferramenta de busca avançada do DGP. A amostra analisada foi composta de nove grupos, dez linhas de pesquisa e onze artigos. Os grupos foram criados entre os anos de 2001 e 2018, havendo uma prevalência de grupos na região Sudeste. Por meio das convergências e divergências do conteúdo dos artigos, identificaram-se quatro categorias temáticas: violência doméstica e validação de instrumentos; violência doméstica e adolescentes grávidas; sentido da violência doméstica e da família para crianças e adolescentes; e violência doméstica e contexto escolar. Os dados trazidos lançam uma nova perspectiva sobre a produção nacional na área de Psicologia em violência intrafamiliar e/ou doméstica contra crianças e adolescentes, traçando possíveis caminhos para futuras investigações e reflexões acerca dos grupos de pesquisa que trabalham com essa temática.

Palavras-chave : violência; criança; adolescente; revisão sistemática.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License