SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número101A fase da pandemia e a educação superior CubanaA terapia de sandplay com crianças com sintomas de transtorno opositivo desafiador e transtorno da conduta índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

versão impressa ISSN 1415-711X

Resumo

SPADARI, Gabriela Fabbro  e  NAKANO, Tatiana de Cassia. Identificação da criatividade no contexto organizacional: análise de diferentes critérios. Bol. - Acad. Paul. Psicol. [online]. 2021, vol.41, n.101, pp. 266-275. ISSN 1415-711X.

A criatividade tem sido valorizada no contexto do trabalho, compreendida como um processo voltado ao desenvolvimento de soluções novas e uteis para os desafios encontrados nesse ambiente. Visando verificar se a identificação dessa característica tem ocorrido de forma adequada no ambiente organizacional, dois estudos foram conduzidos. O primeiro envolveu 130 participantes, divididos em dois grupos: 62 funcionários indicados pelos superiores como profissionais criativos, e 68 funcionários que não foram indicados, considerando-os, inicialmente, não criativos. Todos responderam a Escala de Potencial Criativo no Trabalho. Diferentemente do esperado, participantes do grupo criativo apresentaram médias significativamente mais altas no fator "Bloqueios e barreiras à criatividade", enquanto o grupo não criativo pontuou melhor no fator "Atributos e características que favorecem a criatividade". No Estudo 2, 45 participantes tinham recebido algum prêmio em sua jornada profissional e outros 45, selecionados aleatoriamente, não. Os resultados demonstraram médias significativamente mais altas obtidas pelo grupo premiado no fator referente aos bloqueios e médias significativamente mais altas no grupo dos não premiados no fator referente às características favoráveis a criatividade. Os resultados indicaram dificuldades na identificação da criatividade considerando-se os diferentes critérios adotados. Tais achados reforçam a percepção de que, apesar de sua valorização no âmbito organizacional, a criatividade ainda se marca pelo desconhecimento de seus indicadores.

Palavras-chave : criatividade; trabalho; testes psicológicos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License