SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número101Identificação da criatividade no contexto organizacional: análise de diferentes critérios índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

versão impressa ISSN 1415-711X

Resumo

CHALFON, Mariana Simão Taliba  e  RAMOS, Denise Gimenez. A terapia de sandplay com crianças com sintomas de transtorno opositivo desafiador e transtorno da conduta. Bol. - Acad. Paul. Psicol. [online]. 2021, vol.41, n.101, pp. 276-290. ISSN 1415-711X.

O estudo visou avaliar a efetividade da terapia de sandplay no tratamento de crianças com sintomas de transtorno opositivo-desafiador e/ou transtorno de conduta. A intervenção consistiu de doze sessões semanais de terapia de sandplay. O Child Behavior Checklist 6-18 foi o instrumento utilizado para avaliar os sintomas antes e após a intervenção. Participaram 41 crianças de ambos os sexos divididas randomicamente em dois grupos. O grupo controle permaneceu em espera enquanto o grupo experimental 1 passava pela intervenção. Após três meses, os participantes do grupo controle que ainda atendiam aos critérios de inclusão formaram o grupo experimental 2. Os resultados obtidos foram analisados estatisticamente, de modo a comparar grupo controle e grupo experimental 1 bem como avaliar a evolução do grupo experimental total, que incluiu os grupos experimentais 1 e 2. Tais resultados indicam que a terapia de sandplay foi eficiente na redução dos sintomas dos transtornos em questão. Com a finalidade de apreender a dinâmica psíquica dos participantes foram analisadas 432 cenas produzidas durante a intervenção para identificar os temas mais mobilizados e observar sua evolução ao longo das doze sessões de terapia. Para alcançar uma compreensão mais ampla, algumas observações qualitativas são apresentadas.

Palavras-chave : psicoterapia da criança; sandplay; transtorno de conduta; transtorno opositivo-desafiador.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License