SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número102Dificuldades no processo de reinserção familiar de crianças e adolescentes vítimas de abuso e maus tratos acolhidos em uma instituição índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

versão impressa ISSN 1415-711X

Resumo

ALVES, Alice Gimenes; PINTO JUNIOR, Antonio Augusto; ZAMPIERI, Teresa Cristina Rangel Credidio  e  TARDIVO, Leila Salomão de La Plata Cury. Teorias, pesquisas e estudos de caso abuso sexual e trauma: um estudo de caso à luz da psicanálise. Bol. - Acad. Paul. Psicol. [online]. 2022, vol.42, n.102, pp. 1-10. ISSN 1415-711X.

O abuso sexual infantil é considerado um dos graves problemas de saúde na atualidade, e numa leitura psicanalítica é entendido como um evento traumático que envolve mecanismos que potencializam o sofrimento mental. Esse fato demanda um trabalho clínico que sustente as angústias do paciente e que favoreça a ressignificação dessa experiência. Assim, o presente artigo discute, a partir da interlocução entre Freud, Ferenczi e Winnicott, os aportes teóricos que facilitam a compreensão do impacto da violência sexual na subjetividade das vítimas e o manejo no setting terapêutico. É utilizado um estudo de caso de uma jovem de 20 anos, que na infância foi abusada pelo avô e tio maternos. A análise do material clínico identificou o lugar do traumatismo psíquico como elemento etiológico de um transtorno de ansiedade e os mecanismos de defesa utilizados. Conclui-se que, a partir do oferecimento de um ambiente confiável e de sustentação, o paciente vítima de abuso sexual pode alcançar a integração do eu, mas destaca-se que a intervenção clínica deve ser articulada com ações multidisciplinares, em função das várias nuances desse fenômeno.

Palavras-chave : abuso sexual; trauma psicológico; Psicanálise.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License