SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número5À sombra do fracasso escolar: a psicologia e as práticas pedagógicasPais na escola: mais um fruto do encontro da psicanálise com a educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estilos da Clinica

versão impressa ISSN 1415-7128

Resumo

ALMEIDA, Sàndra Francesca Conte de. Desejo e aprendizagem na criança: o conhecimento como uma significação fálica possível. Estilos clin. [online]. 1998, vol.3, n.5, pp. 84-93. ISSN 1415-7128.

Tal como no Complexo de Édipo, vivenciado no núcleo da estrutura de parentesco, a relação que caracteriza a aquisição do conhecimento, pela criança, na aprendizagem escolar, pode ser interpretada desde as suas funções imaginária (a relação transferencial especular educador/aluno), simbólica (o objeto de conhecimento enquanto conhecimento do Outro, inserido na linguagem e na cultura) e real (a ausência de garantias que marca o "impossível" da educação tanto quanto a impossibilidade radical de satisfação do desejo - furo do real no corpo pulsional). A autora postula a tese de que a aquisição do conhecimento, sustentada pelo desejo de saber, torna-se uma das significações fálicas possíveis, inscrita na ordem simbólica, dependendo da posição subjetiva da criança diante do desejo do Outro, representado, imaginária e simbolicamente, pela figura do professor.

Palavras-chave : Desejo; aprendizagem; Psicanálise.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )