SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número8A voz como primeiro objeto da pulsão oralÉdipo de quarentena¹. Escolarização da infância: a humanidade x (o ódio de) Édipo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estilos da Clinica

versão impressa ISSN 1415-7128

Resumo

LEGNANI, Viviane Neves  e  ALMEIDA, Sandra Francesca Conte de. A idealização do ato educativo: efeitos no fracasso escolar das crianças das camadas populares. Estilos clin. [online]. 2000, vol.5, n.8, pp. 94-111. ISSN 1415-7128.

A discussão neste artigo se estabelece dentro dos parâmetros teóricos da psicanálise e volta-se para os alunos das camadas populares, os quais são apontados, na literatura especializada acerca das diversas modalidades de inadaptação escolar, como os que freqüentemente fracassam na escola. Apontam-se os efeitos, nestes alunos, de uma prática educativa que se espelha no ideal e na ilusão imaginária e que tem como conseqüência o esvaziamento do papel do professor no processo de ensino e de aprendizagem e a produção do fracasso escolar.

Palavras-chave : Psicanálise e educação; fracasso escolar; mediação do conhecimento; ideais educativos; papel do professor.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )