SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número10Clínica do autismo e das psicoses infantis ou como pensar a articulação psicanálise-educação no tratamento das "crianças-objeto"Psicoses e autismo na infância: impasses na constituição do sujeito índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estilos da Clinica

versão impressa ISSN 1415-7128

Resumo

LHOMME-RIGAUD, Colette  e  BARRABE, Nathalie. A ruptura da bolsa no parto ou o despertar das angústias de ressecamento durante a aprendizagem do controle esfincteriano. Estilos clin. [online]. 2001, vol.6, n.10, pp. 40-51. ISSN 1415-7128.

O trabalho de prevenção com crianças na idade de aprender o controle esfincteriano permite, às vezes, observar, por ocasião desta etapa, um despertar agudo de angústias primitivas de ressecamento e de liquefação que entravam o investimento normal desta função. Propomo-nos, neste artigo, dar um testemunho disto, com duas vinhetas clínicas, que ressaltam o quanto as noções teóricas de angústia de morte por escoamento e liquefação, descritas no campo da clínica do autismo, esclarecem, igualmente, esta etapa da infância.

Palavras-chave : Aprendizagem do controle esfincteriano; angústia de ressecamento; vivências intra-uterina e peri-natais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )