SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número10A inclusão do estranhoDo contrato pedagógico ao ato analítico: contribuições à discussão da questão do mal-estar na educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estilos da Clinica

versão impressa ISSN 1415-7128

Resumo

GOMES, Ana Lucia Henriques. Vinculo mãe-bebê pré-termo: as possibilidades de interlocução na situação de internação do bebê. Estilos clin. [online]. 2001, vol.6, n.10, pp. 89-100. ISSN 1415-7128.

Neste artigo pretendo refletir sobre o vínculo mãe-bebê e as possibilidades de intervenção na situação de internação de bebês prematuros extremos (bebês que nascem com peso menor ou igual a 1.500 g/30 semanas de idade gestacional). Estes bebês, num primeiro momento, apresentam-se como muito diferentes das expectativas das mães, e era função da internação vão exigir separação logo ao nascimento. Neste trabalho as intervenções acontecem visando o estabelecimento de comunicação entre as diversas partes envolvidas, mãe, bebê e equipe, a partir da aproximação e entendimento das mães nos diversos momentos da internação do bebê.

Palavras-chave : Vínculo mãe-bebê; intervenção; equipe multi-profíssional; bebê pré-termo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )