SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número10Invariantes institucionais que dificultam o processo de integração escolarEspecificidades no trabalho de entrevistas iniciais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estilos da Clinica

versão impressa ISSN 1415-7128

Resumo

LAVIN, Matilde Bernardita Arancibia. Chile: a psicanálise vista através de uma instância educativa1: aprendendo a não saber. Estilos clin. [online]. 2001, vol.6, n.10, pp. 147-162. ISSN 1415-7128.

Mediante o confronto de duas formas de intervenção teórico-práticas diferentes, a psicanálise e psicologias adaptacionistas, dá-se uma apresentação geral da situação da psicanálise no Chile. A reflexão origina-se em uma experiência na escola infantil, com crianças de até 7 anos, interpretada em sua conexão com antecedentes históricos e socioculturais, presentes e passados. Estes antecedentes, por sua vez, articulam-se com a noção psicanalítica de função paterna e a forma de presença da mulher/mãe numa sociedade em processo de renovação da própria identidade.

Palavras-chave : Psicanálise no Chile; função paterna; crianças com dificuldades; método científico; busca de uma identidade renovada.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )