SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número11Espaço escolar como herdeiro das funções parentaisImpasses vividos pela professora na inclusão escolar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estilos da Clinica

versão impressa ISSN 1415-7128

Resumo

FRELLER, Cintia Copit. Moralidade, ética e inclusão escolar: furtos na escola. Estilos clin. [online]. 2001, vol.6, n.11, pp. 33-46. ISSN 1415-7128.

O educador contribui para a formação do senso moral do aluno não tanto pelo que transmite oralmente, mas por meio de sua prálica cotidiana e de seu estilo. Nesta pesquisa, analisamos as repercussões que certas práticas escolares têm sobre o desenvolvimento moral, focando uma modalidade específica de indisciplina: os furtos. Depois, apresentamos um caso de compreensão e enfrentamento de furtos, que favorece o desenvolvimento moral e a inclusão escolar dos alunos envolvidos, bem como propicia o amadurecimento do resto da turma. Partimos da psicanálise de Winnicott, que estuda o homem inserido na cultura, propõe o espaço potencial, entre o mundo externo e o interno, corno campo de pesquisa e intervenção.

Palavras-chave : Psicanálise; ética; educação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )